domingo, 8 de novembro de 2009

História: A Bola de Sabão Mágica

Essa aula foi muito gostosa mas muito trabalhosa também. Primeiro criei uma personagem para contar a história A Bolha de Sabão Mágica, mas ai precisei criar um histórico de vida para essa personagem e isso já rendeu uma outra história.
Quem era a personagem?
Nome: Ísis
Profissão: Confeiteira Real
História de Vida: Ísis já trabalhou em muitos Castelos famosos dos Contos de Fadas, alguns deles são:
  • Castelo da Cinderela, depois daquele negócio do sapatinho de cristal e o casamento com o Príncipe.
  • Castelo da Bela Adormecida, nesse ela não deu sorte, estava lá quando a Bela princezinha espetou o dedo na agulha e todo o reino dormiu por 100 anos.
  • Trabalhou também na casa do Barba Azul, mas desse emprego ela prefere não comentar.
  • E finalmente no Castelo da Branca de Neve, bem na época em que a Madrasta Malvada estava mandando e desmandando em tudo por lá.
Durante esses anos todos de trabalho passando de Castelo em Castelo, Ísis ouviu muitas histórias, algumas delas não foram escritas em nenhum livro, outras foram contadas nos livros, porém, sem alguns detalhes que só quem estava lá na época do acontecido pra saber.
Como foi a história:
Frederico um menino de 8 anos, morava com seus pais e mais 8 irmãos, na vila dos sete anões (nos livros constam que era só a casa dos sete anões que ficava naquela floresta, segundo a Ísis era uma vila e os moradores de lá eram os trabalhadores do Castelo da Branca de Neve), seu pai e irmãos trabalhavam todos no Castelo. Frederico ficava em casa e ajudava a mãe nos afazeres como, cortar lenha, buscar água do poço etc. Todas as tardes Frederico brincava com os amigos em uma clareira, mas naquela tarde a mãe do menino não deixou, disse que tinha tido notícias de uma bruxa pelas redondezas, (hoje sabemos que a tal bruxa, na verdade, era a Madrasta a procura da Branca de Neve para entregar a maçã envenenada). A mãe do menino, naquela tarde, lavava roupas no quintal e Frederico ficou por perto dela, brincando em uma tina de madeira cheia de água com sabão, enchia suas mãozinhas de sabão e assoprava, fazendo voar várias bolinhas de sabão. Então Frederico imaginou que poderia ser uma bolha de sabão para poder ser livre e voar até onde estavam seus amigos. Pois seu pedido se realizou, ele fez uma bola tão grande que o envolveu e flutuou com o menino, fazendo viver várias aventuras no alto do céu. (História de Aline Albano e Déia Albano).
Como foi a aula:
Recebi as crianças na sala de literatura, disse que receberiam visita naquele dia e contei a história da Ísis. Como de costume elas foram sentar no tapete e esperar a chegada da convidada que contaria a história. Me despedi e pedi que recebessem bem a convidada. Em seguida me vesti rapidamente atrás de um biombo, na sala de aula mesmo, e assoprei algumas bolinhas de sabão sem as crianças me verem, só isso já foi um alvoroço na sala.
Ísis chegou, agradou e começou contar a história, as crianças gostaram, ficaram atentas a todos os detalhes e disseram "ahhhhhhh" quando terminou. É uma delícia quando isso acontece rsrss.
Atividade da Aula:
Brincar de Bolha de sabão (ôh vida difícil) rsrss
Essa carinha sapeca é a Ísis chegando na sala(essa touca ela ganhou da Emília em uma visita que fez a Tia Anastácia, Emília é danada né, a touca é a cara dela) rsrs

Era uma vez...

Uma delícia fazer bolinhas

Muitas bolinhas...... (as crianças diziam: "sobe Frederico", como se ele estivesse naquela bolinha de sabão. rsrsrs)

Não importa a idade, é mágico...

eu faço mais bolinhas que vocês rsrss

brincar de pegar bolinha no vento também é legal...

2 comentários:

Anônimo disse...

seu blob ficou muito legal gostei! voce e um aotma prof





de sua aluna secreta!

Anônimo disse...

AMEIII... MUITO CRIATIVO!